Feb 17, 2014

5 dicas para aproveitar bem a sua visita à escola de negócios


Você está pensando em fazer um tour pelas escolas de negócios que vai se aplicar ou nas que foi aprovado, mas não tem certeza de como fazer para que a visita seja a mais produtiva possível.   A visita pode ter vários objetivos dependendo da sua fase no processo de admissão, mas para todos os casos, um pequeno planejamento do que será feito e alguns emails prévios aos alunos atuais podem fazer a diferença para maximizar o investimento de conhecer a escola. Abaixo algumas dicas de como melhor aproveitar a sua visita:


1 - Faça a sua lição de casa: Ao comprar um carro ou alugar um imóvel geralmente as pessoas tem os critérios de escolha. Liste o que é importante para você e como você irá "conferir" se a escola oferece a experiência que casa com as suas expectativas. Se você tiver algum conhecido que estude ou foi aluno da escola ele poderá lhe ajudar com contatos e com pontos chaves sobre a escola. Procure saber de antes da visita o quanto o admissions gosta de proximidade com os prospectives students.

2 - Converse com o máximo de alunos possível: Entenda a rotina, as necessidades de locomoção, onde moram e o que pensam da cidade. Busque as críticas à escola e os pontos fortes, entenda como a escola ajuda no processo de recrutamento, qual seu método de aprendizado (estudo de caso x apresentação), duração do termo / disciplinas. Procure observar a interação entre os alunos e se você se sente bem entre eles. Converse com brasileiros que têm as mesmas pretensões de carreira, e/ou tiveram uma trajetória parecida com a sua até então.  Pesquise sobre o real papel dos alumni na vida dos estudantes atuais e quão conectados eles são no Brasil (ou na região em que escolher trabalhar). Note que algumas escolas possuem dias específicos de happy hour dos alunos, tente encaixar a sua visita nesses dias.

3 - Assista aulas do curso: Seja intencional ao assistir a aula: verifique como os alunos participam e qual o calibre da participação. Observe se o ambiente é mais colaborativo ou de competitivo e como o professor conduz as discussões, principalmente com relação a pontos divergentes, ou respostas simplistas/vagas. Se possível tente participar de uma aula que você tenha interesse sobre o tópico / concentração. Converse com os alunos da aula que participou e se possível com o professor.

4 - Visite o campus e a cidade da escola: Apesar de que no primeiro ano você não terá muito tempo para "curtir" é importante entender o campus como um todo e principalmente a cidade em que você vai morar. Além de possíveis lugar para morar, procure entender o que a cidade tem para lhe oferecer conforme seus próprios critérios: atrações culturais, festas, vida noturna, compras, belezas naturais, modais de transporte nacional e internacional.

5 - Converse com o admissions: Tente tirar as suas dúvidas sobre o processo, tendo em vista maximizar as suas chances de entrada. Antes da conversa pense nos pontos fortes que você observou na escola durante a visita. Além disso, prepare as mensagens que você gostaria de passar sobre você mesmo se tiver chance. Importante ser intencional, mas não perder a naturalidade. Seja você mesmo durante a conversa e mostre brilho no olhos, energia positiva e entusiasmo.
 
E boa diversão durante a visita!

Ricardo Capitanio
Ps: Caso queira saber mais sobre a vida na Fuqua School of Business, deixe o seu comentário ou envie um email para meunome.capitanio@fuqua.duke.edu. Ah mas eu estou com vergonha, medo, etc. Bobabem: os mba students adoram falar sobre suas experiências e a sua faculdade.  Aproveite!

0 comentários: