Feb 17, 2014

5 dicas para aproveitar bem a sua visita à escola de negócios

0 comentários

Você está pensando em fazer um tour pelas escolas de negócios que vai se aplicar ou nas que foi aprovado, mas não tem certeza de como fazer para que a visita seja a mais produtiva possível.   A visita pode ter vários objetivos dependendo da sua fase no processo de admissão, mas para todos os casos, um pequeno planejamento do que será feito e alguns emails prévios aos alunos atuais podem fazer a diferença para maximizar o investimento de conhecer a escola. Abaixo algumas dicas de como melhor aproveitar a sua visita:


1 - Faça a sua lição de casa: Ao comprar um carro ou alugar um imóvel geralmente as pessoas tem os critérios de escolha. Liste o que é importante para você e como você irá "conferir" se a escola oferece a experiência que casa com as suas expectativas. Se você tiver algum conhecido que estude ou foi aluno da escola ele poderá lhe ajudar com contatos e com pontos chaves sobre a escola. Procure saber de antes da visita o quanto o admissions gosta de proximidade com os prospectives students.

2 - Converse com o máximo de alunos possível: Entenda a rotina, as necessidades de locomoção, onde moram e o que pensam da cidade. Busque as críticas à escola e os pontos fortes, entenda como a escola ajuda no processo de recrutamento, qual seu método de aprendizado (estudo de caso x apresentação), duração do termo / disciplinas. Procure observar a interação entre os alunos e se você se sente bem entre eles. Converse com brasileiros que têm as mesmas pretensões de carreira, e/ou tiveram uma trajetória parecida com a sua até então.  Pesquise sobre o real papel dos alumni na vida dos estudantes atuais e quão conectados eles são no Brasil (ou na região em que escolher trabalhar). Note que algumas escolas possuem dias específicos de happy hour dos alunos, tente encaixar a sua visita nesses dias.

3 - Assista aulas do curso: Seja intencional ao assistir a aula: verifique como os alunos participam e qual o calibre da participação. Observe se o ambiente é mais colaborativo ou de competitivo e como o professor conduz as discussões, principalmente com relação a pontos divergentes, ou respostas simplistas/vagas. Se possível tente participar de uma aula que você tenha interesse sobre o tópico / concentração. Converse com os alunos da aula que participou e se possível com o professor.

4 - Visite o campus e a cidade da escola: Apesar de que no primeiro ano você não terá muito tempo para "curtir" é importante entender o campus como um todo e principalmente a cidade em que você vai morar. Além de possíveis lugar para morar, procure entender o que a cidade tem para lhe oferecer conforme seus próprios critérios: atrações culturais, festas, vida noturna, compras, belezas naturais, modais de transporte nacional e internacional.

5 - Converse com o admissions: Tente tirar as suas dúvidas sobre o processo, tendo em vista maximizar as suas chances de entrada. Antes da conversa pense nos pontos fortes que você observou na escola durante a visita. Além disso, prepare as mensagens que você gostaria de passar sobre você mesmo se tiver chance. Importante ser intencional, mas não perder a naturalidade. Seja você mesmo durante a conversa e mostre brilho no olhos, energia positiva e entusiasmo.
 
E boa diversão durante a visita!

Ricardo Capitanio
Ps: Caso queira saber mais sobre a vida na Fuqua School of Business, deixe o seu comentário ou envie um email para meunome.capitanio@fuqua.duke.edu. Ah mas eu estou com vergonha, medo, etc. Bobabem: os mba students adoram falar sobre suas experiências e a sua faculdade.  Aproveite!