Nov 27, 2008

O Dilúvio

Muitos sabem que nasci em Itajaí - SC, onde meus pais moram até hoje. Fiquei sabendo do desastre de maneira inusitada: estava em Ubatuba, litoral de SP, devido ao feriado da Consciência Negra quando comecei a receber ligações de amigos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ao chegar em São Paulo no domingo 23/11 liguei para SC e confirmei: as enchetes estavam novamente assolando Santa Catarina.

Família
Meus pais estavam no Domingo sem energia elétrica e sem água potável. A energia voltou ao final de terça e ontem foram religadas as estações de tratamento de água. A casa deles não foi afetada, mas parentes e amigos tiveram perdas significativas. E a sua família foi afetada? Eles estão bem. Seria simplista dizer que só porque a casa não foi atingida pelas chuvas eles não foram "afetados". Toda a população de Itajaí foi afetada. O vale do Itajaí parou. O ambiente é de caos. Apesar de querer ir até lá está muito dificil o acesso e é perigoso.

Situação

Tenho acompanhado as notícias pela internet e pela TV. Alguns depoimentos como o de Luiz Henrique, governador do estado de SC, logo no início da semana mostra a gravidade da tragédia:



Iniciou com, "Bom dia seu eu posso dizer assim." e finaliza: "Se chover mais, será o caos final".

Ontem (26/11) o presidente visitou Itajaí:



Lula afirmou é a maior tragédia do governo dele e anúnciou a liberação de mais de 1 bilhão de Reais para ajudar na recuperação da Santa e Bela Catarina.

Fotos

Separei algumas fotos de Blogs, Jornais e Orkut


Created with Admarket's flickrSLiDR.

Fatos e Números:
+ 100 vítimas fatais
+ 78K desalojados e desabrigados
+ 1,5M de pessoas afetadas
10 cidades em estado de calamidade pública (incluindo Itajaí)
Várias estradas federais e estaduais completamente interdidatas (incluindo a BR101 que liga RS ao PR)
Itajaí com 97% do seu território alagado.
Explosão do gasoduto Brasil-Bolívia, com interrupção do fornecimento de gás para SC e RS.
24 helicópteros e 6 aviões ajudam no socorro as vítimas em uma operação envolvendo: Polícia Militar de SC, SP, RJ, MG, RS e PR, Polícia Civil de SC e SP, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas.



Quer ajudar?

Doações em dinheiro em qualquer valor:

Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7;
Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0;
Bradesco Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
Em nome da pessoa jurídica Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57
As contribuições serão utilizadas exclusivamente para adquirir mantimentos para os desabrigados.

Doações em espécie ( roupas, calçados, cobertores, fraldas, água potável, material de higiene, alimentos não perecíveis, entre outros):

Em São Paulo:

A Cruz Vermelha Brasileira e a Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil-SP) estão arrecadando doações para as vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina.

A arrecadação vai funcionar 24 horas na sede da Comdec, na rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira, na avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro Saúde. As defesas civis das subprefeituras receberão doações em horário comercial.

Os quarteis do Corpo de Bombeiros e os postos da Polícia Militar estão recebendo doações de água potável. As doações podem ser feitas durante o horário de funcionamento dos quartéis e postos. O transporte das doações será feito pelo Fundo Social de Solidariedade, segundo a Polícia Militar.

(Fonte: Folha de São Paulo)


Outros Estados:

Entre em contato com a Defesa Civil estadual.


Cuidados ao enviar mantimentos:

  • Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;
  • Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;
  • Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados.
Voluntários em Itajaí:

Rede de voluntários de Itajaí

0 comentários: